domingo, 3 de abril de 2011

Conduzindo um Scania 113 com Embreagem Simples


video



Bom, este é um Scania T - 113 H. A embreagem dele é acionada por um pistão chamado "servo", que funciona à base de descarga de ar, que faz tornar o pedal mais macio e muito leve. Além disso, todos esses caminhões europeus como Volvo, Scania e Mercedes entre outros, também têm suas engrenagens acionadas usando-se o AR, ou seja, tudo funciona "a ar". Apesar da caixa de mudanças do Scania 113 ser a ar e sincronizadas as suas engrenagens, você pode conduzir o veículo sem usar a embreagem - mas não é tão fácil "bater alavanca" (shifting gears) quanto um caminhão cuja caixa de mudanças não tenha engrenagens sincronizadas, como é o caso de alguns modelos do Eaton-Fuller.


No caso acima vemos o motorista usando a Embreagem simples, e o que vemos é, em algumas mudanças de marchas, ele perdendo tempo (a engrenagem demora um pouquinho para entrar), justamente por estar conduzindo o veículo, em uma velocidade em que não permite uma sincronidade entre a rotação do motor e as das engrenagens do câmbio.


Uma Embreagem dupla teria resolvido o problema...



Nenhum comentário:

Postar um comentário